domingo, 9 de janeiro de 2011

Capeletti in brodo e Compota Spicy


Oi pessoal!  
Estou voltando de férias e  desejo que todos tenham  tido uma feliz Virada para 2011.
Aproveitei muito a nossa parada, para recarregar as baterias,  pois logo a turma de Vermont estará chegando!
Tivemos uma ceia de Natal surpreendente numa pousada MARAVILHOSA em Búzios: ceia marroquina servida numa varanda de frente para o mar. DELICIOSA! .
Nestes últimos anos, o primeiro  almoço do ano vem sendo aqui em casa.  Assim, o  "capeletti in brodo", tradicionalmente servido no dia de Natal, é agora servido nesta data como  primeiro prato, à  fim de aplacar os excessos dos  últimos dias do ano que passou. Como prato oficial de abertura deste almoço servimos  um delicioso "Bacalhau à Gomes de Sá" (veja a receita no post do dia 3 de Dezembro), seguido  de "Peito de Peru ao Vinho Branco" acompanhado de purê de maçã, farofas doce e salgada e a grande surpresa: compotas de pêssego e figo apimentadas!  Para os apreciadores de sabores agri-doce, muito bom. Como sobremesa "Apfelstrudel " (veja também no post de 8 de Dezembro) com sorvete de creme (caseiro feito  na sorveteira Cuisinart, mas fica gostoso também se você comprar) e uma Macedonea de frutas tropicais. Desta maneira homenageei minhas avós cozinheiras  do Continente Europeu. Mas vamos as receitas de hoje:

Capeletti in brodo
Ingredientes: 500g. de capeletti, três  cebolas médias picadas, um tomate maduro sem casca e sem semente, dois dentes de alho, uma cenoura  picada, um alho poró picado, um peito de frango de cerca de  600g. cortado em seis partes, três colheres de azeite e sal (cuidado com o sal, pois o capeleti será servido com queijo parmesão).
 Modo de preparo: aqueça o azeite numa panela de pressão, acrescente  os pedaços de peito, o alho, a cebola, o tomate, a cenoura, o alho poró e o sal. Misture bem, refogando para dar um leve  tom dourado e acrescente  um litro e meio de água fervendo. Feche a panela e deixe cozinhar na pressão por 30 minutos.  Deixe esfriar.  Desfie o peito desprezando o osso e a  pele, se a tiver utilizado. Passe os demais ingredientes no liquidificador e depois  por uma peneira. Retorne o caldo e a  carne desfiada ao fogo,  acrescente o capeletti. Cozinhe por 5 minutos se  for massa fresca. Caso a massa for seca, cozinhe por 10 minutos. Sirva com queijo parmesão recentemente ralado. Nos dias muito frios de inverno, esta receita, servida com torradas , é uma excelente opção de  almoço.

Compota de Frutas Spicy
Ingredientes: uma lata grande de metades de pêssego em calda, uma lata grande de figos em calda, um copo de vinho branco ou tinto, dois paus de canela, cinco cravos e duas colheres de sopa de pimenta calabresa.
Modo de preparo: Abra as latas das compotas e despeje a calda em uma panela juntamente com o vinho, a  canela, os cravos e  a pimenta calabresa. Leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo. Quando a calda  reduzir pela metade, acrescente as frutas. Assim que voltar a ferver desligue o fogo. Deixe esfriar, transfira para uma vasilha de vidro e coloque na geladeira. No momento de servir  coloque em uma compoteira bonita. O  figo  pode ser substituído pelo abacaxi em calda  BOM  APETITE !

Dicas da semana
Dica 1: a  Macedonia de  frutas,  consiste em frutas frescas da estação cortadas em pedaços maiores do que na salada de frutas, e dispostos harmoniosamente em um bonito prato. Nunca picadas, misturadas  ou adoçadas. As frutas brasileiras são muito doces, podem ser servidas ao natural. Devemos criar o hábito, nas famílias, de comer as frutas sem açúcar.

Dica 2:  servi no almoço, um espumante muito bom. Trata-se do rosé demi-sec, Passion da  Chandon; delicioso, bem ao gosto das mulheres.
Dica 3: A receita do Capeletti in brodo fica muito gostosa quando feita com a massa fresca, que pode ser encontrada em lojas especializadas ou por pessoas que vendem sob encomenda. Podemos também utilizar as massas secas (industrializadas) que são facilmente encontradas nos supermercados, eu recomendo o tortellini Barilla.

Após todos esse exageros, semana que vem começaremos a postar receitas leves. Beijos e uma ótima semana!

2 comentários: