segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Receitas light: abóbora e cenoura




Oi pessoal!
Conforme o prometido, vou passar para vocês algumas receitas simples e que fornecem os elementos necessários à boa saúde de todos. Devemos lembrar que a montagem de um prato colorido e saboroso é um incentivo tanto para crianças quanto para adultos a  boa alimentação. Cabe a mãe dar esse incentivo aos  pequenos e, com certeza, aos bem maiores também. Escolhi os legumes de hoje (a abóbora e a cenoura) pela cor bem chamativa, o que ajuda no visual  da preparação. Gostaria de salientar que estas receitas, e outras mais,  passaram pelo controle  de qualidade de grandes e pequenos, inclusive aqueles que fazem cara feia para as verduras e vegetais. Vamos as nossas receitas de hoje.


Abóbora
A abóbora é um fruto  rico em vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e fósforo. Tem poucas calorias (cerca de 18,8 /100g.)  além de ser  de fácil digestão. As sementes são muito saborosas e ricas em  ferro (veja como utilizá-las abaixo em Minha dica 2).
Ingredientes: uma abóbora pequena cortada em cubos, com a casca e sem as sementes, quatro colheres (sopa) de azeite, pimenta calabreza e sal à gosto.

Modo de preparo: coloque os pedaços da abóbora em uma forma untada com o azeite. Espalhe  o sal e a pimenta calabreza uniformemente por toda a abóbora. Cubra com papel  alumínio e leve ao forno a 180°C por 15 minutos. Após este tempo retire o papel, misture novamente e volte ao forno por cerca de 10 minutos ou até dourar. Acompanha  muito bem carnes.




Cenoura
A cenoura é um alimento essencial pelas suas qualidades  nutritivas. É grande fonte de vitamina A. O consumo de 100g. supre as necessidades diárias desta vitamina que contém sais minerais, tais como  fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio além de vitaminas do complexo B. Uma cenoura média ralada corresponde a 100g. e  apresenta 42 cal.

Ingredientes: três cenouras médias  raladas no ralo grosso (ou rodelas finas), uma cebola média ralada, uma colher (sopa) de margarina, duas colheres (sopa) de azeite, uma pitada de sal e uma folha de louro.
Modo de preparo: coloque em uma panela a margarina e o azeite. Acrescente a cebola e quando ela começar a dourar, acrescente a  cenoura ralada e a folha de louro. Vá mexendo para refogar, abaixe  o fogo e tampe bem a panela . Deixe a  cenoura cozinhar no seu próprio suco, por  não mais que três  minutos. Após desligar o fogo, a panela deve permanecer tampada para que o calor residual termine de realizar o cozimento. Se você errar o ponto de cozimento coloque uma ou duas colheres de sopa  de água. O cozimento  de legumes e verduras com água, acarreta a perda de valores nutritivos dos mesmos, assim como o cozimento excessivo, portanto  tente pegar o gosto pelos legumes e vegetais mais "durinhos".

Minha dica 1: a partir deste refogado de cenouras podemos fazer um delicioso suflê  acrescentando três colheres de sopa de  requeijão Danúbio Zero (uma colher de sopa 20 cal), três  gemas uma a uma e as três claras em neve mexendo delicadamente. Forno pré aquecido A 180°C por cerca de 20 minutos ou até  ficar dourado .

Minha dica 2: As sementes da abóbora podem ser consumidas como tira gosto. Lave as sementes e seque-as com um pano ou papel toalha, tempere com pouco sal e leve ao forno por cerca de 30 minutos, mexendo pelo menos uma vez. Experimentem, é uma opção light-saudável para aqueles dias em que vc quer atacar salgadinhos, amendoins e afins (no meu caso isso ocorre sempre!!)
Espero que gostem! 

Beijos e uma ótima semana a todos.

Um comentário:

  1. Que delíciaaaaaaaa,tava procurando uma preparação prática pra fazer minha abobora hoje,acheiiiiiii
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir