Olá pessoal!
Faz algum tempo que estou com a mania de servir Chutney com "qualquer coisa", ou melhor falando com tudo! Experimentei algumas receitas e simplesmente adoro esta feita com tomate verde, cujo nome me remete a um dos meus filmes preferidos: " Tomates Verdes Fritos".
Mas voltando ao Chutney ou Chetnim, este é o nome dado a um composto picante de origem indiana, que é consumido em pequenas quantidades como acompanhamento principalmente de carnes. Na realidade trata-se de mais um dos métodos que o homem criou para preservar os alimentos.
Os ingredientes mais comuns para a preparação de um chutney são a pimenta, frutos e vegetais; condimentos tais como alho, cebola, canela, gengibre, vinagre, açúcar, sal e outros mais. Como tornou-se difundido por vários países, a preparação foi tomando diferentes sabores, pois começou a ser confeccionado com os diferentes ingredientes locais disponíveis.
Chutney de Tomates Verdes com Maças
sand. peito de peru defum., cream cheese e Chutney |
Ingredientes: cinco tomates verdes, quatro maçãs vermelhas, uma xícara de açúcar (pode ser feito com açúcar mascavo), um copo americano de vinagre branco, uma xícara de passas sem caroço, meia xícara de azeite, uma colher de sopa de pimenta (calabresa ou dedo de moça picada) e uma colher de sopa de sal grosso. É opcional uma xícara de vinho branco seco ou do Porto.
Modo de preparo: Coloque os tomates por um minuto em água fervendo e em seguida em água fria, que irá facilitar a retirada da casca do tomate. Retire as sementes e corte os tomates em gomos pequenos. Descasque as maçãs e também corte em gomos pequenos. Coloque tomates e maçãs numa panela, acrescente as passas, o vinagre, o vinho, o açúcar, o azeite, a pimenta e o sal. Leve ao fogo e assim que começar a ferver espere quinze minutos, mexendo sempre, então abaixe o fogo. Deixe cozinhar em fogo brando para o líquido reduzir, por cerca de uma hora. O chutney estará pronto quando adquirir uma cor dourada. Deixe esfriar e conserve em geladeira. Cada colher de sopa contém 45 cal. Acompanha muito bem carnes ou um delicioso sanduiche feito com pão integral, peito de peru defumado e requeijão cremoso. Uma delicia!
Chutney de manga
Ingredientes: uma manga madura picada, uma cebola picada, uma xícara de açúcar, uma xícara de vinagre branco, uma colher de sopa de gengibre bem ralado, meia pimenta dedo de moça finamente picada, meia xícara de passas brancas sem caroço, meia colher de chá de sal grosso e três colheres de sopa de azeite.
Modo de preparo: aqueça uma frigideira e refogue o azeite com a cebola e o alho finamente picados. Quando a cebola começar a murchar junte a manga cortada em cubos pequenos. Mexendo sempre, acrescente o vinagre, o açúcar, a pimenta, o gengibre, as passas e o sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Quando a fruta começar a desmanchar e o líquido reduzir, está pronto. Além de acompanhar bem carnes, o Chutney de manga é especialmente gostoso com queijos fortes.
Chutney de Cebola e Pimenta Dedo de Moça
Chutney de Cebola e Pimenta Dedo de Moça
Ingredientes: três cebolas cortadas em gomos pequenos, cinco pimentas dedo de moça cortadas em tiras finas, meia xícara de açúcar, meia xicara de vinagre de maçã, meia xícara de cachaça, uma colher de sopa de sal grosso, uma colher de sopa de orégano, um dente de alho picado.
Modo de preparo: misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando começar a ferver abaixe o fogo e mexa de vez em quando, até os líquidos começarem a secar. Este tipo de preparação acompanha muito bem carne de porco.
Minha dica: a pimenta dedo de moça, quando utilizada sem as sementes, perde um pouco do seu sabor picante. Assim podemos controlar a intensidade das preparações.
Beijos e uma ótima semana a todos!
Minha dica: a pimenta dedo de moça, quando utilizada sem as sementes, perde um pouco do seu sabor picante. Assim podemos controlar a intensidade das preparações.
Beijos e uma ótima semana a todos!