sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Light e gostoso: sopas de verão.


Oi pessoal!
Acabei de voltar de férias, novamente! Coisa bem normal  nesta época do ano, em que familiares costumam se visitar. Fui para a represa de Jurumirim (perto de Avaré) com a parte americana da família. Nos hospedamos no Hotel de Lazer Sta. Cristina, uma boa opção para quem viaja com a criançada, os monitores são ótimos e dão um sossego para os pais, pois os pequenos tem atividades durante todo o dia. Exatamente neste hotel, tomei esta sopa de abobrinha,  muito leve e gostosinha. O pessoal da cozinha (tb muito atenciosos), procuram agradar a todos e aceitam sugestões (como rabanadas quentes no café da manhã, hummm!). A sopa de alho poró e mandioquinha (vichyssoice), feita por uma das culinaristas do hotel, Sílvia  Oliveira, foi outra opção que fez sucesso. Vamos as receitas!

Sopa de Abobrinha
Ingredientes: quatro abobrinhas tipo italiana, quatro batatas inglesas, uma cebola, dois dentes de alho, um litro de caldo de legumes e sal à gosto.
Modo de preparo:  pique todos os ingredientes e cozinhe no caldo de legumes. Quando estiverem macios bata no liquidificador e acerte o sal (se a sopa for servida com queijo parmesão, cuidado para não salgar demais). Esta sopa fica deliciosa quando servida com torradinhas de azeite e orégano, que você mesmo faz, na hora de servir, com sobras de pão do café da manhã.

Minha dica 1:  você pode fazer um caldo de legumes, bastante nutritivo, utilizando folhas, talos, cascas de legumes e de vegetais. Cozidos em agua sem sal, passados no liquidificador, peneirado e guardado no freezer em pequenas porções. Este caldo é ótimo para enriquecer sopas e molhos (pode ser feito de carne, frango ou peixe). Sua  grande vantagem, é  a ausência de aditivos (como o glutamato monossódico), tão danosos a saúde. 




Sopa de Alho Poró e Mandioquinha - VICHYSSOICE
Ingredientes: dois alhos porós médios, limpos e cortados em rodelas, duas mandioquinhas cada uma cortada  em dois, uma cebola grande, três colheres de manteiga, meio litro de caldo,  uma xícara de creme de leite (opcional) e sal à gosto.
Modo de preparo: corte a cebola grosseiramente e refogue com as três colheres de manteiga. Acrescente o alho poró, a mandioquinha e o caldo, deixando cozinhar até os ingredientes ficarem macios (a mandioquinha não deve ser cortada muito miúda para não grudar no fundo da panela). Bata no liquidificador, acrescente o creme de leite e deixe esfriar.  Não deixe de experimentar esta sopa acompanhada de um Chardonnay branco, bem gelado e...bom apetite!

Minha dica 2: normalmente utilizamos só a parte branca do alho poró, não fibrosa. Para  um melhor aproveitamento costumo cozinhar a primeira porção fibrosa com mais uma cebola, bato no liquidificador, depois na peneira e esta pronto o caldo para preparar a sopa.

Hoje gostaria de finalizar a receita com a foto da turminha do barulho que mora no meu coração, estes quatro também são uma ótima dica para quem quer emagrecer: fique com eles durante 3 semanas, é muuuita malhação!! Aja pique!

Patrick, Mariana, Catherine (no colo) e Nathan

Beijos e uma ótima semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário