segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Batatas Gostosas


Olá!
Estas batatas gostosas, são muito fáceis de serem preparadas. Acompanhando , a farofa e a salada de cebola (que vocês já conhecem as receitas) são ótimas para o churrasco do fim de semana.
A maioria das propriedades nutritivas da batata encontram-se na sua casca. Ela é uma excelente fonte de fibras, ferro, cálcio ,zinco, potássio e vitaminas C e B6. Quando consumida cozida ou assada, cada 100gr contem 85,3cal. Devido ao seu alto teor  de potássio ajuda   no equilíbrio  da  pressão alta.

Os ingredientes: um quilo de batatas, sal, óleo e o mais importante uma assadeira revestida de teflon.
O modo de preparar:  lavar  as batatas com  uma buchinha de  cozinha. Enxaguar muito bem para retirar os resíduos de sabão. Cortar as batatas, com a casca, em rodelas de cerca de 1cm de espessura. Cozinhar em uma panela  com água previamente aquecida,  a  ponto de  fervura,  para facilitar o cozimento uniforme. As  batatas não devem ficar muito cozidas ,  assim que iniciarem o cozimento, desligar o fogo. Escorrer e enxaguar, com água fria,  para interromper o cozimento. Untar a forma com uma fina camada de óleo, colocar as batatas e espalhar uma colher de sobremesa rasa de sal . Assar em forno pré-aquecido a  180°C por mais  ou menos  30  minutos. Virar as batatas de lado e deixar assar  por mais 15 minutos.  As batatas estarão prontas quando apresentarem uma cor dourada ao gosto da cozinheira. Sirva  imediatamente e bom apetite!!

Minha dica:  nunca compre batatas com a  casca esverdeada, elas estão impróprias para consumo, prefira as mais amarelinhas de tamanho médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário