segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Macarrão com Molho de Tomate Fresco


Olá!
Para receber amigos que gostem de cozinhar, o macarrão,  é uma boa pedida. Temos a possibilidade de reunir cozinheiros de várias especialidades: exímios cortadores de alho, contadores  do tempo  de cozimento da  massa, sem contar os palpiteiros e  o papo gostoso entre amigos  regado a um bom vinho.
Na minha família,  tradicionalmente apreciadora de macarrão,  este molho feito na hora com ingredientes frescos, tornou-se obrigatório nos almoços de domingo. A receita é  de fácil execução:
Os ingredientes: meio quilo de macarrão  tipo "Grano Duro", seis tomates  maduros  porém firmes (pode ser do tipo Débora ou italiano), três cebolas médias, quatro dentes de alho, sal, orégano, folhas de manjericão fresco, 150gr de azeitonas pretas sem caroço, azeite , óleo e queijo parmesão.
Modo de preparo:  colocar  os tomates, previamente higienizados, no fogo em uma panela com água fervente. Esperar cerca de dois minutos, escorrer e enxaguar  bem com água fria.  Com uma faquinha retirar a casca (com  o tomate frio a casca sai mais  fácil), cortar ao meio para  retirar as sementes e então cortar em cubos pequenos. Picar  o alho  finamente e a cebola em pequenos cubos.
Levar ao fogo com uma colher  de óleo, as cebolas e o alho. Refogar a mistura por um minuto, acrescentar  o tomate  "pelado" cortado, o orégano e as azeitonas pretas. Cozinhar   em fogo baixo por mais uns minutos, tomando o cuidado para manter os pedaços de tomate inteiros, desligar o fogo.
Acertar o sal . Acrescentar  o azeite e o manjericão com a mistura ainda quente.
Eu não costumo misturar o molho com o macarrão para servir, estes devem ser levados a mesa em refratários distintos para que e massa não perca o ponto e o que é melhor, cada um pode montar o seu prato a gosto. A massa é servida "al dente", ao alho e óleo, e o queijo parmesão complementa (se for fresco, daqueles ralados na hora, além ser super charmoso é delicioso).











Minha dica : Fica muito interessante colocar à mesa dois tipos diferentes de massa, junto com dois ou três tipos de molhos,  ficando ao critério de cada convidado a mistura dos sabores .
Beijos à todos e.....bom apetite !              

Nenhum comentário:

Postar um comentário