quarta-feira, 16 de março de 2011

Jantarzinho rápido: omelete de forno


Olá!
Esta receita era tradicional na casa de meus pais, naqueles dias em que a pressa tomava conta de tudo. A cozinheira tinha que alimentar famintos e também apressados. Em tempos que não se pensava em colesterol, a receita era preparada em frigideira regiamente regada de azeite. A receita, felizmente foi evoluindo. Primeiro foi o teflon que tomou conta de minha cozinha, com frigideiras, panelas e formas que a cada dia ficam melhores. E também o microondas, este fiel ajudante. Surgiu então a minha omelete preferida feita no forno, que tanto pode ser o convencional como o de microondas.

Omelete de Forno

Ingredientes: três batatas inglesas medias descascadas e cortadas em fatias finas, uma cebola e um tomate maduro, cortados em fatias medias, três colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado, oito ovos grandes (ou dez tamanho médio), manteiga para  untar e  sal a gosto.
Modo de preparo: cozinhe rapidamente as batatas fatiadas com uma pitada de sal e unte um refratario redondo de tamanho médio, com a manteiga . Bata os ovos (inteiros) e acrescente o queijo ralado. Coloque metade dos ovos batidos no refratario e disponha em camadas, a batata, o tomate, a cebola e novamente, a batata. Acrescente o restante dos ovos por cima, polvilhe com queijo ralado.  Leve ao forno convencional por cerca de 30 minutos (180C). No forno de microondas são 5 minutos na potência média e mais 5 minutos na potência alta (com o refratario coberto), ou ainda quando o centro da omelete adquirir a consistência desejada. 
É claro que  esta omelete fica deliciosa quando feita com mussarela,  presunto e temperada com orégano. É quase uma pizza , porém muito mais nutritiva.
Minha dica: outra omelete deliciosa  é a feita com espinafre. Descongele um pacote pequeno de espinafre picado ou cozinhe um maço fresco, esprema bem para retirar toda a água. Pique dois dentes de alho, coloque em uma frigideira com um pouco de azeite, acrescente o espinafre com uma pitada de sal. Misture muito bem e reserve. Unte um refratario de tamanho médio, bata muito bem seis ovos grandes inteiros e acrescente duas colheres de queijo parmesão. Coloque metade dos ovos no refratario, acrescente o espinafre previamente refogado e por cima o restante dos ovos batidos. Como esta omelete é menor, o tempo de cozimento também. Assim 20 minutos  de forno convencional ou  4 e mais 4 minutos  no microondas, devem ser suficientes.

Espero que aproveitem esta idéia simples do mesmo que venho, a muitos anos, fazendo aqui em casa.
Uma ótima semana a todos.
Beijos! Sheila

Um comentário:

  1. ficou sensacional....todos aqui em casa se deliciaram e queriam mais....posso afirmar com toda certeza que é o omelete dos deuses....

    ResponderExcluir