segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bolo de Arroz Salgado



Oi pessoal!
A receita original deste bolo de arroz, me foi passada pelas excelentes cozinheiras baianas. Durante os quatro anos em que moramos  na Bahia aprendi a fazer muitos quitutes gostosos, tanto com as donas de casa como com as suas fiéis secretárias do lar. É claro que com  o  passar dos anos a receita deste bolo foi sendo modificada, até chegar  hoje, a esta feita ao meu modo. Esta semana meu bolo de arroz foi feito em homenagem a Paula, que veio passar o dia comigo. Sem mais   conversas vamos a receita!
Os ingredientes: quatro xícaras de arroz bem cozido, três ovos inteiros, meia xícara de queijo ralado tipo parmesão, uma xícara de leite, meia xícara de margarina, uma pitada de sal (se o queijo for salgado eu costumo dispensar o sal) e uma colher de sopa de fermento químico. Uma forma refratária de buraco no meio (tipo para pudim), muito bem untada com margarina e farinha (pode ser a de trigo, mas a melhor é a  de rosca). Pode também usar um refratário comum,  tendo então o cuidado de observar se  a receita assa por igual.
Modo de preparo: colocar no liquidificador ,os três ovos, as duas xícaras de arroz cozido, a margarina, o leite e o queijo. Bater bem até formar uma massa homogênea. Acrescentar, então, as outras duas xícaras de arroz cozido  junto com a colher de sopa de fermento químico. Bater , em velocidade baixa, o suficiente para os últimos ingredientes se misturarem, sem desmanchar  o arroz.  Colocar na forma já untada e levar ao forno para assar.
Modos de assar: no microondas são dez minutos na potência alta. No forno  convencional são mais ou menos 30 minutos a 200°C.
Esta receita é ótima   para lanches de última hora, ou mesmo como acompanhamento de carnes assadas ou legumes refogados. Uma boa semana a todos ! Beijos..

Minha dica: se  cozinhar  uma xícara e meia de arroz com três xícaras de água e  mais temperos à gosto, no microndas, você terá, em 14 minutos, as quatro  xícaras de arroz cozido. Um jeito prático de cozinhar o arroz naqueles dias mais corridos! Também vale usar aquele arroz que sobrou do outro dia, fica ótimo!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Beringelas Aperitivo

Olá!.
Aproveitando um tempinho de folga, preparei umas  beringelas, já pensando no próximo fim de semana que se aproxima A beringela é um fruto com excelentes indicações para  uso em culinária. Além de ter poucas calorias, (cerca de  20cal por 100gr.) possui alto valor nutritivo. Boa fonte de proteínas, é rica em vitaminas (A,C,B¹,B² e B³) e sais minerais. Ajuda a reduzir o colesterol (assunto controverso) é também  laxante e digestivo. Ao comprá- los, escolha, os mais firmes e brilhantes, sinal de que estão frescos.
Os ingredientes: quatro beringelas médias, bem lavadas, cortadas em cubos pequenos (mais ou menos 2cm), quatro cebolas pequenas  também cortadas em cubos , 200 gr. de azeitonas sem caroço ,cortadas em rodelas (verdes ou pretas),  2 colheres de sopa de orégano, azeite e óleo e sal à gosto.
O preparo: cortar as beringelas em cubos, colocar em uma peneira, acrescentar uma colher de sopa de sal, espalhando uniformemente por todos os pedaços. Deixar em repouso por mais ou menos 30 minutos, lavar em água corrente, escorrer e  então secar com um  pano de cozinha. Colocar em uma assadeira previamente untada com óleo. Levar ao forno a 180ºC por  mais ou menos 30 minutos. Acrescentar então, as cebolas, as azeitonas ,o orégano, o azeite e o sal. Misturar bem os ingredientes para que os sabores se incorporem e colocar novamente no forno por mais 30 minutos, ou até as beringelas ficarem douradas. Depois das beringelas frias, acrescentar mais duas colheres de sopa de azeite. Coloca-las na geladeira  em um refratário coberto para que o tempero pegue o gosto. Após dois ou três dias estarão prontas para consumir junto com torradinhas e  uma cervejinha bem gelada!

Dica: essa receita também é ótima para deixar uma mesa de queijos e vinhos ainda mais gostosa. Fatie um pão italiano ou uma baguete e será um sucesso!
Beijos e até a próxima!


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Acompanhamentos para assados e grelhados: farofa e salada de cebola


Olá!
Receitas simples e saborosas são bem vindas nos churrascos de fins de semana.
Além das tradicionais saladas verdes e tomates, não pode faltar a de cebola e uma gostosa farofinha.
Para os apreciadores aqui vai o meu modo de fazê-las:

A farofa: para cada xícara de farinha de mandioca (tipo biju), usa-se um quarto de xícara de óleo e uma pitada de sal. Acrescentar a farinha ao óleo quente, o sal e diminuir o fogo. A farinha deve ser mexida constantemente, bem devagar  e sempre no fogo brando para ir adquirindo, lentamente, um lindo tom dourado. As variações ficam ao gosto da cozinheira, como acrescentar  rodelas de linguiça previamente frita.
A salada de  cebolas: ela fica especialmente saborosa quando feita com cebolas roxas, porém podemos igualmente utilizar a branca. As cebolas devem ser cortadas em rodelas bem finas. Colocadas em um prato fundo, vão ao microondas por um minuto na potência alta. Feito isso, colocá-las em uma peneira, lavar em água bem fria  (para interromper o cozimento) e deixar a água escorrer. Observar  se a cebola perdeu aquele ardido característico. Caso não esteja a seu gosto, repetir o procedimento, levando a cebola novamente no microondas por  30 segundos ou mais. Algumas qualidades de cebolas são bem fortes .
Meu tempero favorito: é uma simples mistura de azeite extra virgem,  vinagre   (meio de balsâmico e meio de vinho branco), uma porção generosa de orégano e uma pitada de sal. Misture tudo, se necessário acerte os ingredientes ao seu gosto.

Dicas: uma boa dica é  esfregar o orégano com as mãos, isso faz com que o sabor da erva seja ativado. Esse procedimento pode ser feito em qualquer receita que contenha ervas secas.
O sucesso dos pratos também estão na escolha dos ingredientes. Sempre que possível, tenha na sua cozinha, azeite extra-virgem e aceto balsâmico, para dar aquele toque final aos seus pratos.
Beijos ...e sucesso!





terça-feira, 7 de setembro de 2010

Torta Mousse de Chocolate com Morango


Olá pessoal!
Quando vamos receber ou visitar amigos/familiares, uma sobremesa gostosa e  que possa ficar pronta na véspera é a fórmula perfeita para o arremate de uma refeição.
Então aqui segue a receita da Torta mousse de chocolate com morango :
fôrma de fundo removível

A massa:  250g de rosquinhas de chocolate trituradas e acrescentadas de três colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente. Formar uma massa homogênea. Com esta massa forrar o fundo de uma fôrma de fundo removível (com 25cm de diâmetro) previamente untada com uma leve camada de óleo. Levar ao forno à 180C, por mais ou menos 20 minutos, até que a massa de biscoito esteja crocante.
O recheio de chocolate: em um pirex fundo, colocar 200g de chocolate ao leite picado e  levar ao microondas por um minuto na potência alta. Acrescentar uma lata de creme de leite sem soro, misturando bem os dois ingredientes. Voltar ao microondas por mais dois minutos, na potência alta, mechendo no intervalo de um minuto. Deixar esfriar.
O recheio de morango: proceder do mesmo modo indicado para o recheio de chocolate  ao leite, porém empregando 200g de chocolate branco. Bater no liquidificador 200g de  morangos (frescos ou congelados) com água suficiente para triturar. Acrescentar os morangos a mousse de chocolate branco misturando bem.
Para montar a  torta: coloque primeiro a mousse de chocolate branco com morango sobre a massa de biscoito, deixe gelar por mais ou menos 30 minutos . Colocar a mousse de chocolate ao leite por cima.
Cubra com papel filme, e deixe gelar por no mínimo duas horas. Na hora de servir retire a parte removível da forma, transfira a torta para  um prato e decore com chantilly e morangos frescos  ou, na falta destes, com  chocolate granulado.

Bom apetite, e prepare-se para receber os elogios. Beijos e até a próxima receita!

Dica: o morango além de ser uma fruta linda, deliciosa e rica em vitamina C, está super acessível pelo seu período de safra. Portanto aproveitem!