segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bolo de Arroz Salgado



Oi pessoal!
A receita original deste bolo de arroz, me foi passada pelas excelentes cozinheiras baianas. Durante os quatro anos em que moramos  na Bahia aprendi a fazer muitos quitutes gostosos, tanto com as donas de casa como com as suas fiéis secretárias do lar. É claro que com  o  passar dos anos a receita deste bolo foi sendo modificada, até chegar  hoje, a esta feita ao meu modo. Esta semana meu bolo de arroz foi feito em homenagem a Paula, que veio passar o dia comigo. Sem mais   conversas vamos a receita!
Os ingredientes: quatro xícaras de arroz bem cozido, três ovos inteiros, meia xícara de queijo ralado tipo parmesão, uma xícara de leite, meia xícara de margarina, uma pitada de sal (se o queijo for salgado eu costumo dispensar o sal) e uma colher de sopa de fermento químico. Uma forma refratária de buraco no meio (tipo para pudim), muito bem untada com margarina e farinha (pode ser a de trigo, mas a melhor é a  de rosca). Pode também usar um refratário comum,  tendo então o cuidado de observar se  a receita assa por igual.
Modo de preparo: colocar no liquidificador ,os três ovos, as duas xícaras de arroz cozido, a margarina, o leite e o queijo. Bater bem até formar uma massa homogênea. Acrescentar, então, as outras duas xícaras de arroz cozido  junto com a colher de sopa de fermento químico. Bater , em velocidade baixa, o suficiente para os últimos ingredientes se misturarem, sem desmanchar  o arroz.  Colocar na forma já untada e levar ao forno para assar.
Modos de assar: no microondas são dez minutos na potência alta. No forno  convencional são mais ou menos 30 minutos a 200°C.
Esta receita é ótima   para lanches de última hora, ou mesmo como acompanhamento de carnes assadas ou legumes refogados. Uma boa semana a todos ! Beijos..

Minha dica: se  cozinhar  uma xícara e meia de arroz com três xícaras de água e  mais temperos à gosto, no microndas, você terá, em 14 minutos, as quatro  xícaras de arroz cozido. Um jeito prático de cozinhar o arroz naqueles dias mais corridos! Também vale usar aquele arroz que sobrou do outro dia, fica ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário