terça-feira, 21 de setembro de 2010

Beringelas Aperitivo

Olá!.
Aproveitando um tempinho de folga, preparei umas  beringelas, já pensando no próximo fim de semana que se aproxima A beringela é um fruto com excelentes indicações para  uso em culinária. Além de ter poucas calorias, (cerca de  20cal por 100gr.) possui alto valor nutritivo. Boa fonte de proteínas, é rica em vitaminas (A,C,B¹,B² e B³) e sais minerais. Ajuda a reduzir o colesterol (assunto controverso) é também  laxante e digestivo. Ao comprá- los, escolha, os mais firmes e brilhantes, sinal de que estão frescos.
Os ingredientes: quatro beringelas médias, bem lavadas, cortadas em cubos pequenos (mais ou menos 2cm), quatro cebolas pequenas  também cortadas em cubos , 200 gr. de azeitonas sem caroço ,cortadas em rodelas (verdes ou pretas),  2 colheres de sopa de orégano, azeite e óleo e sal à gosto.
O preparo: cortar as beringelas em cubos, colocar em uma peneira, acrescentar uma colher de sopa de sal, espalhando uniformemente por todos os pedaços. Deixar em repouso por mais ou menos 30 minutos, lavar em água corrente, escorrer e  então secar com um  pano de cozinha. Colocar em uma assadeira previamente untada com óleo. Levar ao forno a 180ºC por  mais ou menos 30 minutos. Acrescentar então, as cebolas, as azeitonas ,o orégano, o azeite e o sal. Misturar bem os ingredientes para que os sabores se incorporem e colocar novamente no forno por mais 30 minutos, ou até as beringelas ficarem douradas. Depois das beringelas frias, acrescentar mais duas colheres de sopa de azeite. Coloca-las na geladeira  em um refratário coberto para que o tempero pegue o gosto. Após dois ou três dias estarão prontas para consumir junto com torradinhas e  uma cervejinha bem gelada!

Dica: essa receita também é ótima para deixar uma mesa de queijos e vinhos ainda mais gostosa. Fatie um pão italiano ou uma baguete e será um sucesso!
Beijos e até a próxima!


2 comentários: