quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Em dia com a saúde e com o verão: granola caseira

Olá pessoal!
Esta  receita é preparada com  alimentos funcionais, assim chamados pelos benefícios que o seu consumo traz à saúde física e mental. A aveia é rica em fibras e diminui o mau colesterol. O gergelim  é um laxante suave, as castanhas possuem propriedades anti-oxidantes, o açúcar mascavo é fonte de ferro, o cálcio ótimo para ossos e dentes e o fósforo bom para memória. lembrando também que uva passa  mantém as propriedades da uva fresca, ótima para o coração! A granola, acrescida de iogurte e uma fruta,  é uma refeição matinal completa e muito saborosa .Vamos então a ela.
Os ingredientes: 500g de aveia em flocos grossos, 200g de  gergelim (de preferência  ao integral), 150g de passas escura sem caroço, 150g de castanhas moídas (do Pará ou de caju), uma xícara  (de chá) de açúcar mascavo.
Modo de preparo: levar a aveia, em uma frigideira anti-aderente, grande, ao fogo brando. Com paciência ir mexendo a aveia para ela  tostar. Quando a aveia adquirir um tom levemente dourado, acrescentar o gergelim e continuar  mexendo. Quando a mistura ficar dourada, tire a frigideira do fogo, e acrescente os demais ingredientes (as passas, as castanhas e o açúcar mascavo). Retornar a mistura ao fogo brando, mexendo sempre. Quando sentir o perfume do açúcar caramelizado, retire imediatamente do fogo, mexendo mais uma vez, para espalhar o calor residual da frigideira, evitando que a mistura que se encontra na parte inferior, fique mais escura.
Esta granola deve substituir, o  nosso tradicional café da manhã. Além destes ingredientes, costumo acrescentar duas colheres (sopa) de semente de linhaça (recentemente triturada e conservada na geladeira) no momento do consumo da granola. A linhaça, além do tão famoso ômega 3, auxilia, saciando a fome.
Minha dica de hoje : quando a granola estiver bem fria  deve ser guardada em recipiente bem vedado,  preferencialmente dentro de saco plástico.

Um bom dia para todos com muita saúde e uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário