segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bolo de carne


Olá a todos!
Antes de mais nada queria agradecer a todos que vem me acompanhando, os seguidores muito queridos, as amigas da Paula que sempre mandam recados dizendo que estão gostando, os "Vermonters", o pessoal do Facebook, enfim a todos que gostam, muito obrigada, é um imenso prazer compartilhar essas receitas com vocês! Agora mão na massa!
Para fazer  bolo de carne, o meu principal conselho, é o cuidado na compra da carne moída. A carne, ao ser moída, passa a ter várias superfícies de contato, possibilitando um  risco  maior de contaminação. Além das normas obrigatórias  de higiene do seu açougueiro, observar que a carne deve ser utilizada logo após a compra.  O congelamento da carne   moída, também deve ser evitado, pois  estes fatores costumam alterar o seu sabor,  e  uma consequente alteração no resultado final da receita.
Assim como  outras  receitas  também   esta, começou  com a receita básica que minha mãe me ensinou. Aos pouco ela   foi sendo adaptada aos modernos conceitos de saúde .
Os ingredientes: um quilo de patinho limpo moído (magro), seis fatias de pão integral (aquele de sua preferência) duas cebolas médias, 3 dentes de alho, 50 gramas de queijo tipo parmesão (opcional), uma colher de sopa  rasa de sal e óleo para untar.
Modo de preparo: humedecer as fatias de pão com cerca de meio copo de leite e deixe descansar por  30 minutos. Após este tempo esmagar o pão com um garfo e colocar em um recipiente  fundo. Acrescentar as cebolas e o alho finamente picados, o queijo,  o sal e a carne moída. Misturar tudo muito  bem.  Colocar  sobre uma  superfície lisa, para amassar até que  a massa   fique homogênea . Moldar um bolo grande ou dois médios. Eu gosto  de deixar, quando  possível, a mistura descansar (sempre coberta com plástico filme) por   no mínimo uns 30 minutos, na geladeira. Colocar em assadeira untada com óleo e assar em forno a 180°C  por cerca de 45 minutos. Este bolo também pode ser servido com um molho de sua preferência. O molho de tomate natural (tem a receita aqui no blog!) ou um molho branco com parmesão  gratinado fica muito gostoso. Bom apetite!

A minha dica 1: se você possui  um processador, coloque  nele  o pão humedecido,  a cebola, o queijo
e o sal. Processe até formar uma pasta e coloque sobre a carne  moída. É claro que fica pronto bem mais rápido, mas o  que realmente importa é o capricho ao preparar. Com amor tudo sempre fica mais gostoso!

A minha dica 2: esta receita é ótima para preparar bolinhos de carne ,também assados, que acrescentados a um gostoso molho de tomates, viram um autentico espaguete à bolonhesa.

Beijos e uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário