O congelamento é um excelente auxiliar na cozinha. Algumas preparações ficam ótimas e poupam o tempo, principalmente para aquelas que precisam lidar com refeições de crianças esfomeadas (para não dizer maridos esfomeados) de ultima hora.
O filé de frango é uma destas receitas que ficam muito boas quando congeladas. Tenho certeza que, fazendo uma vez, vai tornar-se uma necessidade sempre te-lo no seu congelador. Nas primeiras vezes, você vai necessitar um tempo um pouco maior, para poder se organizar, mas depois que pegar o jeito fica tudo muito fácil e prático. Então, mãos à obra.
Os ingredientes: um quilo de filé de frango fresco (lembre-se que alimentos só podem ser congelados uma vez, pois o segundo congelamento destroi as fibras, comprometendo o valor alimentício), 250g. de farinha de rosca, dois ovos grandes, três dentes de alho, uma colher (sobremesa) rasa de sal, duas colheres (sopa) de queijo tipo parmesão.
Material necessário: sacos para congelamento (fácil de encontrar em todos os supermercados eles vem em rolos). Alguns frezers possuem uma gaveta mais fina perfeita para esta receita. Se este é o caso do seu, forre a parte inferior da gaveta com uma camada de plástico filme. Caso o seu frezer não possua este tipo de gaveta mais fina, utilize uma assadeira que se encaixe dentro do mesmo.
O modo de preparo: Retire os restos de gordura que possam ainda estar nos filés, lave-os e deixe escorrendo em uma peneira. Com o auxilio de um faca bem afiada corte os filés nos tamanhos desejados. Costumo cortar alguns menores para oferecer as crianças, que numa possível falta de apetite costumam se interessar por petiscos. Cortar grosseiramente o alho e juntamente com o sal, temperar os filés. Deixar umas duas horas na geladeira, cobertos, para curtir o tempero.
Bater os ovos e acrescentar o queijo misturando bem. Retirar os pedaços de alho dos filés, e acrescentar os ovos batidos com o queijo, de modo que todos os filés fiquem envoltos por igual na mistura dos ovos.
Coloque a farinha de rosca em uma vasilha funda e vá empanando os filés com uma leve pressão para que a farinha fique bem aderida. Colocar os filés um a um na gaveta do frezer (ou na assadeira) já forrada com plástico filme. Lembre-se de sempre colocar um ao lado do outro evitando empilhamentos (Atenção os filés não devem grudar uns nos outros). Este processo é chamado de congelamento aberto. Levar ao frezer por 24 horas. Só então, quando estiverem bem congelados poderão ser colocados nos sacos de congelamento e imediatamente retornar ao frezer aonde podem permanecer por até três meses.
Quando for utilizar os filés, unte uma assadeira com óleo vegetal, retire-os do frezer, somente no momento do uso, e os disponha lado a lado na assadeira. Coloque no forno a 180°C, por 15 minutos. Retire do forno, vire os filés e volte ao forno por mais 10 minutos ou até que os mesmos fiquem na cor desejada. Um arroz branco mais creme de milho e uma gostosa salada, você terá um almoço de mestra!
Para a próxima semana faremos o creme de milho. Boa semana a todas!
Minha dica do dia: este mesmo processo de congelamento aberto você pode utilizar no bolo e nos bolinhos de carne, com a diferença que estes, devem ser sempre previamente assados e resfriados na geladeira antes de serem levados ao congelador.
Gostaria que vocês me apresentassem sugestões. Minha culinária é muito simples, mas o que estiver ao meu alcance transmito a vocês..
Beijos e uma ótima semana!
Adorei! Vou testar!
ResponderExcluirPosso congelar filé de frango frito
ResponderExcluirSim
Excluir