quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Edição extra de festas: filé de peixe com camarão e champignom.


Oi pessoal!
Continuando com   nossas receitas rápidas e fáceis, vamos fazer hoje um filé de peixe muito simples e muito saboroso. Você  pode optar pelo filé de linguado ou  pelo filé de abadejo. Escolha sempre o que  estiver com o melhor  preço, pois   os dois se  equiparam em qualidade. Já fiz também com filé de dourada e já comi com o de  tilápia, que por sinal está na moda pois é um peixe de criatório. Todos muito gostosos... Vamos  a receita!
Os ingredientes: para  um quilo de  filé de peixe são necessários 500grs. de camarões médios,  100grs. de champignon, 100grs. de alcaparras,  meio pacote de manteiga sem sal, seis colheres de azeite, sal à gosto e três dentes de alho. Se você gostar, meia pimenta dedo de moça, usada somente para temperar o peixe.
Modo de preparo: tempere os filés com com o sal e o alho cortado em fatias grossas, deixe uma hora na geladeira descansando, coberto com plástico filme. Coloque as alcaparras de molho por 30 minutos para dessalgar. Corte os cogumelos em fatias finas e unte uma assadeira grande com metade  da manteiga. Retire os pedaços de alho dos filés e coloque um ao lado do outro  na assadeira já untada. Leve ao forno pré aquecido a 180°C por  cerca de 30 minutos. Enquanto o peixe assa, vamos preparando o molho. Coloque o restante da manteiga em uma frigideira com três colheres de azeite. Acrescente os camarões e deixe cozinhar por três minutos, adicione os cogumelos e as alcaparras, refogue rapidamente os ingredientes para que os sabores se misturem. Retire os filés do forno, coloque em uma travessa, adicione    o molho por cima e  regue com o restante do azeite. Este prato pode ser servido com arroz branco, batatas  cozidas passadas  na manteiga (batata sauté) ou com legumes cozidos al dente, regados com um pouco de azeite. A escolha fica ao gosto da cozinheira, mas o certo é que este prato é de fácil execução e de muito efeito para um jantar especial. Portanto, bom apetite!

Minha dica 1: neste prato não substitua  a manteiga por margarina porque o peixe  costuma soltar água  e a margarina também. Se o peixe estiver congelado, deixe descongelar e  antes de temperar, seque com  um pano de prato, o que vai  evitar que forme mais água ao assar.

Minha dica  2: aconselho que se  substitua  as pimentas em pó pelas nossa  maravilhosas  pimentas frescas. Uma pequena porção  (sem a semente) é o suficiente para dar o toque especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário