quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tortas de Maçã Natalinas


Olá pessoal! Aproveitando o clima natalino vou apresentar à vocês duas tortas  de maçã bem tradicionais: uma de origem Alemã (a famosa  Apfelstrudel) e a outra de origem Americana (Apple Crisp). São muito práticas para festas pois podem ser montadas na véspera e assadas enquanto almoçamos. Ficam maravilhosas quando servidas quentes com sorvete de creme. As receitas originais ainda podem ser degustadas em algumas antigas confeitarias de São Paulo. As receitas aqui apresentadas hoje, são de simples execução porém,  igualmente gostosas. Vamos lá!

Torta de Maçã à Moda Alemã
Os ingredientes: Uma embalagem de massa Arosa  folheada semi laminada de 400grs., quatro maçãs vermelhas, meia xícara de açúcar, meia xícara de uvas passas sem caroço (pretas ou brancas), uma colher (de café) de canela em pó, manteiga o suficiente para untar e meia xícara de vinho branco.
Modo de preparo:  deixe a massa folheada descongelar seguindo as instruções contidas na caixa. Descasque as maçãs e corte em fatias finas. Polvilhe as maçãs com o açúcar  e a  canela misturando bem. Leve as passas com vinho ao microondas por um minuto, tempo suficiente para as passas ficarem embebidas. Untar uma assadeira grande com manteiga. Tudo organizado passamos a próxima etapa, a montagem.  Numa superfície lisa e enfarinhada abrir a massa folheada, descongelada, com um rolo de macarrão.

Abrir a massa direcionando o rolo  de macarrão sempre no mesmo  sentido para que a massa  não perca o folheado.
Quando a massa estiver esticada,  mais ou menos com dois palmos de comprimento, passar uma leve camada de manteiga (à temperatura ambiente),  por toda a superfície da massa. Espalhar as maçãs e as passas sobre a massa.   Enrolar feito um rocambole, pressionando as laterais para ficarem bem fechadas.  Levar ao forno (pré aquecido) para assar  a 180°C por cerca de 45 minutos  ou até a torta ficar bem dourada. Esta torta deve ser servida quente com creme chantily natural ou com sorvete de creme.

Torta de Maçã à  Moda Americana
Os ingredientes: quatro maçãs vermelhas, uma xícara  (chá) de açúcar mascavo, meia xícara de aveia  em flocos, quatro colheres (sopa) de farinha de trigo,  quatro colheres (sopa) de manteiga  sem sal (não pode ser margarina), uma colher (chá)  de canela em pó, suco de meio limão. Opcional: meia xícara de castanhas ou nozes moídas grosseiramente.
Modo de preparo:
Descascar as maçãs e cortar em fatias finas sobre um prato fundo. Adicionar o sumo do limão sobre as maçãs, para que as mesmas não escureçam. Coloque os demais ingredientes em um recipiente fundo e ir trabalhando com as mãos de leve (sem amassar),  formando uma farofa. Unte um refratário de tamanho médio com manteiga, e  espalhe as maçãs e a farofa em camadas intercaladas, iniciando com uma de maçãs e terminando com a farofa. Assar por cerca de 30 minutos em forno pré aquecido a 180°C. Esta torta quente, é originalmente servida com sorvete de creme.

Minha dica 1: se você ainda não tem um rolo de esticar massas, com certeza deve haver na sua casa uma garrafa de cerveja vazia. Retire o rótulo, lave muito bem a garrafa, por dentro e por fora, seque e   passe um pouco de farinha de trigo.
Minha dica 2: a margarina, nem sempre é um bom substituto para a manteiga. A margarina contém água o que irá prejudicar o resultado de algumas receitas, principalmente tortas.
Espero que vocês gostem das sugestões  e que  sejam úteis!  
Até a próxima semana. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário