sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bacalhau à Gomes de Sá. Delicioso!


Olá!
Com a  aproximação das Festas de Natal e Ano Novo, é hora de começarmos a pensar nos cardápios comemorativos. Muitas famílias tem o habito de fazer um  prato com  bacalhau,  especialmente no primeiro dia do ano. A receita de hoje é de  fácil realização  e sempre apreciada  quando  faço aqui em casa. Vamos então a ela.

Os ingredientes: um quilo de filé de bacalhau do Porto dessalgado, um quilo de batatas, um quilo de cebolas, um quilo de tomates maduros, porém firmes, 250gr. de azeitonas pretas  (sem caroço),  seis dentes de alho, 500ml de azeite extra  virgem. 
Modo de preparo: dessalgar o bacalhau por   no mínimo 24 horas (realizando um total de oito trocas de água e sempre deixando o bacalhau na geladeira). Cortar as batatas, os tomates e as cebolas em rodelas finas. Após a última troca de agua do bacalhau, cortar  em lascas colocar em um panela grande, juntamente com as batatas em rodelas e  os dentes de alho inteiros descascados, com água suficiente para que os ingredientes fiquem cobertos. Levar ao fogo  e, quando as batatas começarem a ficar macias, escorrer e deixar esfriar.

A montagem do prato: você vai precisar de um refratário grande, aonde os  ingredientes serão colocados em camadas. Inicie untando o fundo do refratário com uma fina camada de azeite, em seguida uma camada de tomate, outra de cebola, as batatas com o bacalhau em lascas, as azeitonas picadas e   por cima um fio de azeite. Repita a operação reiniciando com o tomate  e depois  os demais  ingredientes sucessivamente terminando com  uma camada se tomate. Leve ao microondas por 10 minutos na potência alta, deixe esfriar, espalhe o restante do azeite por todo o prato, cubra com plástico filme e deixe repousar por cerca de dois dias na geladeira. Duas horas antes de servir  retire da geladeira. Após esse tempo leve ao forno  a 180°C por  uma hora ou até que  o azeite comece a borbulhar. Servir com arroz branco. A grande vantagem deste prato é que  pode ser feito com antecedência e também é um prato de real qualidade. Nossa, já fiquei com vontade! Um ótimo final de semana para todos!
Minha Dica 1: este prato fica especialmente charmoso se montado numa forma de barro.
Minha Dica 2:  é possível  comprar o bacalhau dessalgado .
Minha Dica 3: você sempre irá encontrar azeites em oferta no comércio, mas fique atenta aos níveis de acidez, é ele que determina o grau de pureza do azeite. Quanto mais baixo o teor de acidez, menos aditivos químicos foram utilizados na extração do azeite. Até 0,5 de acidez é considerado um bom azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário