domingo, 13 de novembro de 2011

Arroz, parte 2: Risoto Cremoso de Queijo

Oi Pessoal!
O risoto cremoso de queijo é uma boa pedida como acompanhamento num almoço festivo. É muito simples de fazer e dá um ar sofisticado a refeição. A receita a seguir é base para muitos outros risotos. Trocando ou acrescentando ingredientes muitas novas receitas podem ser feitas.Vamos a ela!
Ingredientes : Uma xícara de arroz Arbóreo ( especial para risotos, a venda em qualquer bom supermercado), meio litro de caldo de legumes ou de frango ( caseiro ou industrializado), duas cebolas pequenas e dois dentes de alho finamente picados, duas colheres (de sopa) de manteiga sem sal, 100grs de queijo parmesão ralado grosso,  uma dose de cachaça ou um cálice de vinho branco seco e 100ml de creme de leite culinário.
Modo de preparo: em uma frigideira refogue a cebola e o alho na manteiga, quando começar a dourar acrescente o arroz, uma pitada de sal e continue mexendo. Acrescente o vinho ou a cachaça e  aguarde  evaporar. Junte duas xícaras  do caldo aquecido.Mexa e tampe. Em cinco minutos, destampe, acrescente mais uma xícara do caldo, mexa e tampe. Utilize o caldo restante e experimente se o arroz esta cozido. Neste ponto junte o creme de leite e o queijo parmesão. Sirva imediatamente.
Dica 1: voce pode interromper a preparação, após crescentar as duas primeiras xicaras de caldo. Para tfinalizar a preparação, acrescente o  caldo restante e os demais ingredientes.
Dica 2: a minha sugestão é servir o risoto com camarão ao alho e óleo, porem é um bom  acompanhamento de file de peixe grelhado.
Bom apetite a todos e uma ótima semana !
Beijos da Sheila!

Nenhum comentário:

Postar um comentário