sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sorvete de Forma Delícia


Oi pessoal!
Esta receita esta sendo postada a pedido de minha filha Siegrid, que usa o blog da mamies, como caderno de receitas!
Não estava mais fazendo receitas com claras cruas, mas depois das dicas da Ana Maria Braga para testar a qualidade dos ovos, abandonei esta teima. Muitos de vocês devem conhecer esta receita de sorvete que é bem antiga, mas sempre vale a pena repetir porque, alem de muito fácil, agrada a todos. Vamos conferir!

 Ingredientes: uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite gelado sem o soro, três ovos (separadas gemas e claras), duas medidas (da  lata de leite condensado) de leite de vaca, seis colheres de sopa de açúcar branco. Meia xícara de açúcar para fazer o caramelo.  Três colheres de chocolate em pó, três colheres de açúcar e meia xícara de leite para a calda.
Modo de preparo: Coloque  numa panela o leite condensado, e uma medida e meia  do leite de vaca.  As três gemas devem ser dissolvidas na meia lata de leite restante, passadas por uma peneira e então  acrescentadas ao restante da mistura.  Leve ao fogo  mexendo sempre para não empelotar ou grudar no fundo da panela. Quando engrossar desligue o fogo e deixe esfriando enquanto prepara a  outra mistura.
Bata as três claras em neve e quando começar a formar picos acrescente as seis colheres de açúcar, uma a uma. Adicione lentamente às claras, o creme de leite . Esta mistura deve então ser incorporada delicadamente, ao creme feito com o leite condensado, que já deve estar frio. Faça um caramelo com a xícara de açúcar e forre com ele  o fundo  de uma forma de furo central.
Para a calda de  chocolate : Três colheres de chocolate em pó, três colheres de açúcar e meia xícara de leite. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio, quando começar a ferver desligue. Jogue esta calda sobre  o caramelo preparado na forma e,  por cima de tudo a mistura feita com o leite condensado e o creme de leite.
Leve ao frezer por 24 horas. No momento de servir, deixe alguns minutos fora do frezer para descolar da forma. Vire sobre um bonito prato, aqueça levemente a forma para retirar o caramelo restante e jogue por cima.
Se você pretende agradar sua sogra nas Festas Natalinas, prepare este sorvete para ela! Infalível!
Dica 1: Encha um copo com água e coloque o ovo dentro, se ele boiar, esta próprio para o consumo.
Dica 2: Para fazer um caramelo existem dois caminhos. Primeiro caminho: coloque o açúcar na forma leve ao fogo baixo, espere o açúcar começar a caramelizar. Com a ajuda de uma colher de  pau vá mexendo para espalhar o caramelo pela forma. Atenção não esqueça de usar luvas. Segundo caminho: colocar o açúcar em uma frigideira, levar ao fogo baixo para o açúcar caramelizar. Quando o açúcar começar a dourar, junte com cuidado meia xícara de água. Espere ferver e utilize para  forrar a forma. 
Dica 3: a grande vantagem deste sorvete é que pode ser preparado com antecedência. A outra é que se você acrescentar ao sorvete  uma xícara de passas demolhadas no vinho, surge uma nova sobremesa. Muitos outros sabores podem ser criados seguindo paladares e sua imaginação.
Dica 4: no lugar do caramelo e da calda de chocolate, pode-se usar calda de morango que  pode ser comprada pronta ou, melhor ainda, preparada por você mesma.
Uma ótima semana a todos.
Beijos  Sheila

Nenhum comentário:

Postar um comentário