segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Torta de Limão


Olá pessoal!
Esta torta é  a sobremesa preferida de  meu neto mais velho, Nathan, que  mora em Vermont. Portanto de tanto minha filha ligar para o Brasil pedindo a receita resolvi postar para que todos possam apreciá-la também! Vou postar, a receita original (alemã) conforme eu preparava para os almoços de domingo , em Porto  Alegre na casa de meus pais.
Os ingredientes: 250gr de rosquinhas de leite, meio pacote de manteiga sem sal ( temperatura ambiente ), meia xícara de sumo de limão, uma lata de leite condensado, quatro ovos( separadas gemas e claras ), oito colheres  ( de sopa ) rasas de açúcar e uma forma de fundo removível.
Modo de preparo: triturar as rosquinhas no processador ou no liquidificador.  Colocar em uma vasilha junto com a manteiga e misturar bem, formando uma massa homogénea. Forrar,  com o auxilio  de um garfo, fundo da forma de fundo removível.     Levar ao forno por 15 minutos. Enquanto espera, colocar em  uma vasilha o leite condensado,  as quatro gemas e o sumo de limão, mexendo para incorporar bem os ingredientes. Retirar  a massa do forno e colocar esta mistura sobre a massa ,  que  já  começou a assar e voltar ao forno  por mais 30 minutos. Neste meio tempo , bata as claras em neve  ( não esqueça que  as claras, para crescer,  devem ser colocadas em recipiente  bem  seco ) e quando estiverem  bem firmes acrescentar aos poucos, as oito colheres de açúcar, batendo sempre até formar picos firmes. Retirar a torta do forno, colocar as  claras batidas por cima, espalhando por toda a superfície. Retornar a torta ao forno, o tempo suficiente para assar o suspiro,  não mais que  20 minutos. Pode ser servida gelada , como sobremesa , ou morna  no chá da tarde.  As rosquinhas podem ser substituídas, por bolacha maizena, mas a massa não fica tão crocante. Esta torta  parece complicada, mas é de fácil preparo e muito gostosa. Deliciem -se e boa semana ! Beijos

Minha dica : devemos ter cuidado especial na compra e  no armazenamento dos ovos. Eles  devem sempre, ser mantidos sob refrigeração. Também, devem ser guardados em recipiente fechado e nunca na porta da geladeira. Do mesmo modo, devemos evitar o consumo de ovos crus ou mal cozidos, em maioneses e  sobremesas, principalmente para crianças.
Tenham todos uma ótima semana e bom apetite!
     

2 comentários: