terça-feira, 23 de novembro de 2010

Creme de Milho



Olá pessoal !
Hoje  vamos apresentar duas versões do  creme de milho: o light (para ficar em dia com verão sem perder o sabor) e o tradicional, d-e-l-i-c-i-o-s-o! . O principal é que ambas versões são de fácil preparo e com ingredientes que  normalmente temos em casa. Eis a receita:

Os ingredientes: para  o creme de milho light precisamos de uma lata de milho verde, uma cebola média picada bem fina ou ralada, 250 ml. de leite, duas colheres (sopa) de amido de milho  e  uma colher (sopa) de manteiga ou margarina; para o tradicional acrescentamos mais  uma lata de creme de leite e  50gr. de queijo parmesão.
Modo de preparo: colocar a manteiga em uma panela aquecida e  quando derreter acrescentar  a cebola finamente picada refogando.  Quando a  mistura começar a dourar  juntar a lata de milho e  200 ml. do leite.  Em seguida os 50 ml.  restantes do leite, no qual  desmanchamos as duas colheres de amido de milho. Continuar mexendo  em fogo baixo até a mistura engrossar. Neste ponto  temos  um creme de milho light. Basta acertar o sal e servir.  Para  quem não abre mão da receita tradicional, acrescentar (fora do fogo)  a lata de creme de leite e o queijo tipo parmesão  o que resulta no creme de milho tradicional. Ao  lado do frango empanado,  você prepara um excelente jantarzinho ou um almoço super reconfortante cheio de sabor.

Minha dica especial de hoje: suflê de milho; minha dica é a terceira opção desta receita. Se você estiver a fim de ousar, transforme este prato num delicioso suflê bem simples. Basta acrescentar quatro ovos bem batidos a mistura do creme de milho light  fria. Colocar numa forma refrataria alta muito bem untada (com manteiga e  farinha de rosca), levar ao forno (pré aquecido a 180°C ), assar até ficar bem dourado e servir imediatamente.
Suflês são deliciosos mas devem ser  comidos assim que ficam prontos. Porque não ousar?
Beijos e uma ótima semana

OBS: Quer alguma receita? Tem alguma dúvida? Pede para mim!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Congelamento: filé de frango


Olá pessoal! 
O congelamento é um excelente  auxiliar na cozinha. Algumas preparações   ficam ótimas e    poupam   o   tempo, principalmente para aquelas que   precisam lidar com  refeições de crianças esfomeadas (para não dizer maridos esfomeados) de ultima hora.
O filé de frango é uma destas receitas  que ficam muito boas quando congeladas. Tenho certeza que, fazendo uma  vez, vai tornar-se uma necessidade sempre te-lo  no seu congelador. Nas primeiras vezes, você vai necessitar um tempo  um pouco maior,  para poder se organizar, mas depois que pegar o jeito fica tudo muito fácil e prático.  Então, mãos à obra.
Os ingredientes: um quilo de filé de  frango fresco (lembre-se  que  alimentos  só podem  ser congelados uma vez, pois  o segundo congelamento destroi as fibras, comprometendo o valor alimentício), 250g. de farinha de  rosca, dois ovos grandes, três dentes de alho, uma colher (sobremesa) rasa de sal, duas colheres (sopa) de queijo tipo parmesão.
Material necessário:  sacos para congelamento (fácil de encontrar em todos os  supermercados eles vem em rolos). Alguns frezers possuem uma gaveta mais fina perfeita para esta receita. Se este é o caso do seu, forre a parte inferior da gaveta com uma camada de plástico filme. Caso o seu frezer não possua este tipo de gaveta mais fina, utilize  uma   assadeira  que se encaixe dentro do mesmo.
O modo de preparo: Retire os restos de gordura  que  possam ainda estar  nos filés, lave-os e deixe escorrendo em uma peneira.  Com o auxilio de um faca bem afiada corte os filés nos tamanhos desejados. Costumo cortar alguns  menores para oferecer as crianças, que   numa  possível falta de apetite costumam se interessar por petiscos. Cortar grosseiramente o alho e juntamente com o sal, temperar os filés. Deixar umas duas horas na geladeira, cobertos, para curtir o tempero.
Bater os ovos e acrescentar o queijo misturando bem. Retirar os pedaços de alho dos  filés, e acrescentar os ovos  batidos com o queijo, de   modo que  todos os filés  fiquem  envoltos por igual na mistura dos ovos.
Coloque a farinha de rosca  em uma vasilha funda    e   vá empanando os  filés com uma leve pressão para que a farinha  fique  bem aderida. Colocar os filés um a um na gaveta do frezer (ou na assadeira)  já  forrada com plástico filme. Lembre-se de sempre colocar um ao lado do outro evitando empilhamentos (Atenção os filés não devem grudar uns nos outros). Este processo é chamado de congelamento aberto. Levar ao frezer por  24 horas. Só então, quando estiverem  bem congelados  poderão ser colocados nos sacos  de congelamento e imediatamente retornar ao frezer  aonde podem permanecer por até três meses.
Quando for  utilizar os filés, unte uma assadeira com óleo vegetal, retire-os do frezer,  somente no momento do uso, e os disponha lado a lado na assadeira. Coloque no forno a 180°C, por 15 minutos. Retire do forno, vire os filés e volte ao forno por mais 10 minutos ou até que os  mesmos fiquem na cor desejada. Um arroz branco  mais  creme de milho e uma gostosa salada, você terá  um almoço de mestra!
Para a próxima semana faremos  o creme de milho. Boa semana a todas!

Minha dica do dia: este mesmo processo de  congelamento aberto você  pode utilizar  no bolo e nos bolinhos  de carne, com a diferença que estes, devem ser sempre previamente assados e resfriados na geladeira  antes de  serem levados ao congelador.
Gostaria que  vocês me apresentassem sugestões. Minha  culinária é muito simples, mas  o que  estiver ao meu alcance transmito a vocês..

Beijos e uma ótima semana!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Em dia com a saúde e com o verão: granola caseira

Olá pessoal!
Esta  receita é preparada com  alimentos funcionais, assim chamados pelos benefícios que o seu consumo traz à saúde física e mental. A aveia é rica em fibras e diminui o mau colesterol. O gergelim  é um laxante suave, as castanhas possuem propriedades anti-oxidantes, o açúcar mascavo é fonte de ferro, o cálcio ótimo para ossos e dentes e o fósforo bom para memória. lembrando também que uva passa  mantém as propriedades da uva fresca, ótima para o coração! A granola, acrescida de iogurte e uma fruta,  é uma refeição matinal completa e muito saborosa .Vamos então a ela.
Os ingredientes: 500g de aveia em flocos grossos, 200g de  gergelim (de preferência  ao integral), 150g de passas escura sem caroço, 150g de castanhas moídas (do Pará ou de caju), uma xícara  (de chá) de açúcar mascavo.
Modo de preparo: levar a aveia, em uma frigideira anti-aderente, grande, ao fogo brando. Com paciência ir mexendo a aveia para ela  tostar. Quando a aveia adquirir um tom levemente dourado, acrescentar o gergelim e continuar  mexendo. Quando a mistura ficar dourada, tire a frigideira do fogo, e acrescente os demais ingredientes (as passas, as castanhas e o açúcar mascavo). Retornar a mistura ao fogo brando, mexendo sempre. Quando sentir o perfume do açúcar caramelizado, retire imediatamente do fogo, mexendo mais uma vez, para espalhar o calor residual da frigideira, evitando que a mistura que se encontra na parte inferior, fique mais escura.
Esta granola deve substituir, o  nosso tradicional café da manhã. Além destes ingredientes, costumo acrescentar duas colheres (sopa) de semente de linhaça (recentemente triturada e conservada na geladeira) no momento do consumo da granola. A linhaça, além do tão famoso ômega 3, auxilia, saciando a fome.
Minha dica de hoje : quando a granola estiver bem fria  deve ser guardada em recipiente bem vedado,  preferencialmente dentro de saco plástico.

Um bom dia para todos com muita saúde e uma ótima semana!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Para Thais Hilsdorf: Salada Mexicana



Olá pessoal
Esta semana teremos uma edição extra e especial para a querida  Thais Hilsdorf  (http://thatahils.blogspot.com). O blog dela é lindo, cheio de dicas super legais de moda e está sempre em dia com tudo o que é novo e nos interessa.

Thais Hilsdorf

Um dos posts favoritos foi o com as inspirações Lady Like (http://thatahils.blogspot.com/2010/10/inspiracao-lady-like.html) muito lindo e feminino! Parabéns Thais, você e seu blog são um sucesso!

Agora vamos a Salada Mexicana que a Thais tanto adorou e tenho certeza que vcs também irão gostar muito!
A receita original a Paula aprendeu na época em que foi morar no Novo México e se apaixonou pela culinária local. Como na região eles usavam carnes muito gordas e pimentas fortíssimas, adaptamos para uma versão mais brasileira.
Ingredientes: 2 alfaces americanas picadas, 2 tomates firmes cortados em cubos, 2 cebolas grandes cortadas em cubos e escaldadas (ver como escaldar na A minha dica1 logo abaixo), 1 tubo de molho pronto no sabor Caseiro ou Rose (recomendo marcas Hellmann's e Lisa), 300 gramas de presunto magro ou peito de peru cortado em cubos, 300 gramas de queijo também cortado em cubos (este pode ser prato ou muzzarela, a receita original vai o cheddar mas é mais difícil de encontrá-lo) e um pacote do salgadinho Doritos triturado (triture com as mãos com o produto ainda dentro do pacote, faça uma pequena abertura para sair o ar e amasse. Cuidado para não deixar os pedaços muito pequenos).

Modo de fazer: pegue uma bacia ou um refratário bem grande e vá colocando todos os ingredientes picados e o molho, misture gentilmente com uma colher grande. Por último coloque o Doritos triturado. Atenção: o Doritos deve ser colocado somente na hora de servir caso contrário ele fica murcho e mole. Despeje tudo em uma bela saladeira e uma salada prática, bonita e muito saborosa está pronta! 
A minha dica1: para escaldar a cebola (também está lá na receita da salada de cebolas) basta picar a mesma, colocar em um refratário (não adicione nenhum ingrediente) e deixar por 3 minutos na potência alta do microondas, retirar e enxaguar com água fria em uma peneira ou escorredor. A cebola perde o ardido e fica com uma ótima textura.
A minha dica 2: também fica muito gostoso adicionar salsa e cebolinha bem picadas a sua salada, dá um toque especial.

Bom apetite e uma ótima semana!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bolo de carne


Olá a todos!
Antes de mais nada queria agradecer a todos que vem me acompanhando, os seguidores muito queridos, as amigas da Paula que sempre mandam recados dizendo que estão gostando, os "Vermonters", o pessoal do Facebook, enfim a todos que gostam, muito obrigada, é um imenso prazer compartilhar essas receitas com vocês! Agora mão na massa!
Para fazer  bolo de carne, o meu principal conselho, é o cuidado na compra da carne moída. A carne, ao ser moída, passa a ter várias superfícies de contato, possibilitando um  risco  maior de contaminação. Além das normas obrigatórias  de higiene do seu açougueiro, observar que a carne deve ser utilizada logo após a compra.  O congelamento da carne   moída, também deve ser evitado, pois  estes fatores costumam alterar o seu sabor,  e  uma consequente alteração no resultado final da receita.
Assim como  outras  receitas  também   esta, começou  com a receita básica que minha mãe me ensinou. Aos pouco ela   foi sendo adaptada aos modernos conceitos de saúde .
Os ingredientes: um quilo de patinho limpo moído (magro), seis fatias de pão integral (aquele de sua preferência) duas cebolas médias, 3 dentes de alho, 50 gramas de queijo tipo parmesão (opcional), uma colher de sopa  rasa de sal e óleo para untar.
Modo de preparo: humedecer as fatias de pão com cerca de meio copo de leite e deixe descansar por  30 minutos. Após este tempo esmagar o pão com um garfo e colocar em um recipiente  fundo. Acrescentar as cebolas e o alho finamente picados, o queijo,  o sal e a carne moída. Misturar tudo muito  bem.  Colocar  sobre uma  superfície lisa, para amassar até que  a massa   fique homogênea . Moldar um bolo grande ou dois médios. Eu gosto  de deixar, quando  possível, a mistura descansar (sempre coberta com plástico filme) por   no mínimo uns 30 minutos, na geladeira. Colocar em assadeira untada com óleo e assar em forno a 180°C  por cerca de 45 minutos. Este bolo também pode ser servido com um molho de sua preferência. O molho de tomate natural (tem a receita aqui no blog!) ou um molho branco com parmesão  gratinado fica muito gostoso. Bom apetite!

A minha dica 1: se você possui  um processador, coloque  nele  o pão humedecido,  a cebola, o queijo
e o sal. Processe até formar uma pasta e coloque sobre a carne  moída. É claro que fica pronto bem mais rápido, mas o  que realmente importa é o capricho ao preparar. Com amor tudo sempre fica mais gostoso!

A minha dica 2: esta receita é ótima para preparar bolinhos de carne ,também assados, que acrescentados a um gostoso molho de tomates, viram um autentico espaguete à bolonhesa.

Beijos e uma ótima semana!