quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Congelamento: filé de frango


Olá pessoal! 
O congelamento é um excelente  auxiliar na cozinha. Algumas preparações   ficam ótimas e    poupam   o   tempo, principalmente para aquelas que   precisam lidar com  refeições de crianças esfomeadas (para não dizer maridos esfomeados) de ultima hora.
O filé de frango é uma destas receitas  que ficam muito boas quando congeladas. Tenho certeza que, fazendo uma  vez, vai tornar-se uma necessidade sempre te-lo  no seu congelador. Nas primeiras vezes, você vai necessitar um tempo  um pouco maior,  para poder se organizar, mas depois que pegar o jeito fica tudo muito fácil e prático.  Então, mãos à obra.
Os ingredientes: um quilo de filé de  frango fresco (lembre-se  que  alimentos  só podem  ser congelados uma vez, pois  o segundo congelamento destroi as fibras, comprometendo o valor alimentício), 250g. de farinha de  rosca, dois ovos grandes, três dentes de alho, uma colher (sobremesa) rasa de sal, duas colheres (sopa) de queijo tipo parmesão.
Material necessário:  sacos para congelamento (fácil de encontrar em todos os  supermercados eles vem em rolos). Alguns frezers possuem uma gaveta mais fina perfeita para esta receita. Se este é o caso do seu, forre a parte inferior da gaveta com uma camada de plástico filme. Caso o seu frezer não possua este tipo de gaveta mais fina, utilize  uma   assadeira  que se encaixe dentro do mesmo.
O modo de preparo: Retire os restos de gordura  que  possam ainda estar  nos filés, lave-os e deixe escorrendo em uma peneira.  Com o auxilio de um faca bem afiada corte os filés nos tamanhos desejados. Costumo cortar alguns  menores para oferecer as crianças, que   numa  possível falta de apetite costumam se interessar por petiscos. Cortar grosseiramente o alho e juntamente com o sal, temperar os filés. Deixar umas duas horas na geladeira, cobertos, para curtir o tempero.
Bater os ovos e acrescentar o queijo misturando bem. Retirar os pedaços de alho dos  filés, e acrescentar os ovos  batidos com o queijo, de   modo que  todos os filés  fiquem  envoltos por igual na mistura dos ovos.
Coloque a farinha de rosca  em uma vasilha funda    e   vá empanando os  filés com uma leve pressão para que a farinha  fique  bem aderida. Colocar os filés um a um na gaveta do frezer (ou na assadeira)  já  forrada com plástico filme. Lembre-se de sempre colocar um ao lado do outro evitando empilhamentos (Atenção os filés não devem grudar uns nos outros). Este processo é chamado de congelamento aberto. Levar ao frezer por  24 horas. Só então, quando estiverem  bem congelados  poderão ser colocados nos sacos  de congelamento e imediatamente retornar ao frezer  aonde podem permanecer por até três meses.
Quando for  utilizar os filés, unte uma assadeira com óleo vegetal, retire-os do frezer,  somente no momento do uso, e os disponha lado a lado na assadeira. Coloque no forno a 180°C, por 15 minutos. Retire do forno, vire os filés e volte ao forno por mais 10 minutos ou até que os  mesmos fiquem na cor desejada. Um arroz branco  mais  creme de milho e uma gostosa salada, você terá  um almoço de mestra!
Para a próxima semana faremos  o creme de milho. Boa semana a todas!

Minha dica do dia: este mesmo processo de  congelamento aberto você  pode utilizar  no bolo e nos bolinhos  de carne, com a diferença que estes, devem ser sempre previamente assados e resfriados na geladeira  antes de  serem levados ao congelador.
Gostaria que  vocês me apresentassem sugestões. Minha  culinária é muito simples, mas  o que  estiver ao meu alcance transmito a vocês..

Beijos e uma ótima semana!

3 comentários: